Devido a pandemia do Novo Corona Vírus, em 2020, as escolas precisaram se adaptar a uma situação bem atípica: o isolamento social. Deste modo, professoras deram um novo sentido às formas de dar aula, reinventando-se através das plataformas online, para que as aulas não fossem totalmente interrompidas. De fato, as escolas como um todo, precisaram adaptar seus currículos e, consequentemente, as perspectivas educacionais a nível de gestão tiveram que ser reelaboradas.
Por influencia disso, debates sobre as novas dinâmicas educacionais ocorridas durante a pandemia, baseadas no ensino remoto, e o papel da gestão escolar nesse processo, foram constantes, sabendo que a gestão é que lida com todas as expectativas curriculares e avaliativas, o que requer muita atenção dos gestores. Quais seriam, então, as perspectivas da gestão escolar e como ela deve continuar se fazendo presente nesses momentos de crises?
Além das cobranças curriculares, as instituições de ensino precisaram tecer relações com seus estudantes para que eles pudessem se sentir amparados, fazendo com que o isolamento social que todos vivenciam pudesse ser amenizado pelas perspectivas oferecidas pela escola.